22 Atividades sobre Sistema Urinário para Imprimir

1.7K+Shares

 

O sangue que circula pelo corpo passa muitas vezes pelas células. Estas, por sua vez, produzem certas substâncias químicas que precisam ser expelidas. O gás carbônico é expelido pela respiração, mas substâncias líquidas ou solúveis em água necessitam ser expelidas por outras vias.

O sistema urinário é responsável por essa eliminação e compõem-se dos seguintes órgãos: rins, ureteres, bexiga e uretra.

Função dos rins é de filtrar o sangue, eliminando, na forma de urina, substâncias tóxicas presentes no nosso organismo. Os rins também controlam os níveis de água e de sais no sangue.

     

A urina, após ser formada nos rins, segue pelos ureteres até a bexiga, um órgão muscular capaz de armazenar cerca de um quarto de litro de urina. Da bexiga, a urina é conduzida ao exterior da uretra.

Se o sangue não for filtrado pelos rins, a pessoa pode morrer. Isso acontece porque as substâncias envolvidas nas reações químicas que ocorrem nas células precisam ser eliminadas, caso contrário o sangue ficará contaminado pelo excesso de substâncias tóxicas.

 

Conteúdo

Esquema do sistema urinário

Doenças do aparelho urinário

O sistema excretor

Cruzadinha

De olho na excreção

Atividade de Ciências

Atividades para Ensino Fundamental (5º, 6º, 7º e 8º anos)

 

 

   

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.