FGV Online Oferece 5 Cursos Gratuitos de Finanças Pessoais

Compartilhe

Você tem dificuldade de controlar gastos? Não consegue organizar suas despesas e receitas para manter suas contas em dia? Gasta mais do ganha? Se a sua resposta para uma ou mais dessas perguntas for SIM, este artigo sobre Finanças Pessoais é para você!

Pensando na dificuldade que muitas pessoas tem encontrado em tempos de crise para organizar a vida financeira, separei 5 cursos livres que podem ajudar a você a melhorar sua vida financeira de maneira eficiente com cursos de alta qualidade.

Todos os cursos estão disponíveis no portal FGV Online em parceria com a Icatu Seguros. E o melhor de tudo: são gratuitos!

A FGV (Fundação Getúlio Vargas) é uma das maiores Instituições de Ensino do país com diversos cursos de Graduação, Pós Graduação, Especialização em várias áreas do saber. Além disso, ele mantém diversas pesquisas acadêmicas nas áreas de História, Ciências Sociais, Cidadania, Justiça, Política e Educação. (Ver na Wikipédia)

O autor dos cursos é o professor Fábio Gallo Garcia, Doutor em Finanças pela EAESP-FGV e Doutorando em Filosofia pela PUC-SP. Ele preparou esses cursos tendo como objetivo principal auxiliar você a controlar seus gastos, saber economizar, saber fazer investimentos seguros e te ensinar a planejar sua aposentadoria.

 

A Importância do Controle Financeiro Pessoal

A maioria das pessoas realiza seus gastos mensais sem fazer planejamentos. O resultado disso, para muita gente, é o endividamento pessoal, que tem atingido os maiores patamares nos últimos anos.

Para evitar as dívidas e controlar os gastos é preciso uma mudança de mentalidade e uma decisão pessoal de mudar rotinas e hábitos para conseguir ter uma vida financeira saudável.

Entre as dicas mais valiosas que pode ajudar a você, separamos algumas delas abaixo:

>Procure fazer um controle rigoroso daquilo que você ganha com aquilo que você gasta.

O grande problema de muitas famílias é gastar mais do que ganha. Sem um controlo mensal das receitas e das despesas é impossível controlar as dívidas e sair da inadimplência.

>Gaste com aquilo que realmente é necessário.

Muitas pessoas gastam por impulso, emoção ou para preencher algum vazio interior. Essa atitude acaba gerando gastos desnecessários que pesam as constas no final do mês.

>Procure separar uma parcela do seu salário para colocar na poupança.

Com essa atitude você estará se prevenindo para despesas futuras inesperadas. Fazer um esforço para poupar nunca é demais. Além de você passar a ter um dinheiro reserva como economia, vai se sentir mais confiante com seus objetivos.

>Use o Cartão de Crédito com moderação.

O cartão de crédito é um grande benefício na hora de comprar. Mas a conta sempre acaba chegando depois. Muitas pessoas esquecem o que já consumiram no cartão, e quando a conta chega percebe que não tem dinheiro para pagar. O resultado é: acabam parcelando a dívida. Esse é um dos maiores erros que se pode cometer, pois os juros dos cartões de crédito são altíssimos, e na maioria da vezes, vira uma bola de neve gigante.

>Elimine despesas desnecessárias.

Ao longo da vida vamos criando necessidades. E necessidades geram gastos. O problema é quando as nossas necessidades não mais necessárias e insistimos em mantê-las por puro capricho.

Existe sempre uma despesa que pode ser eliminada em nossa lista. Como por exemplo uma conta de banco extra, cartão de crédito com anuidades altas, mensalidades de programas que não usamos mais, etc.

Além dessas dicas você também pode usar planilhas e aplicativos de celular que podem te ajudar a controlar suas despesas. Confira abaixo alguns que podem ser úteis para você.

 

Organize suas Finanças Pessoais com a Ajuda de Aplicativos

Existem no mercado alguns aplicativos que são uma mão na roda quando o assunto é controle financeiro. Em minhas pesquisas, encontrei três aplicativos super modernos e de grande valia na hora de organizar suas contas.

Dinheirama

O Dinheirama é uma ferramenta de controle financeiro online grátis que ajudará a você controlar suas contas. É um aplicativo de fácil utilização onde você poderá importar suas operações bancárias com segurança e ter maior controle no seu orçamento doméstico.

Acesse aqui.

GuiaBolso

Com esse aplicativo grátis, que pode ser baixado para seu celular, você poderá ver os detalhes das suas transações bancárias de forma iterativa. Nele você poderá modificar nomes, criar categorias e hashtags. Você também poderá ter um planejamento mais elaborado de suas finanças pessoais com a opção de criar metas por categoria e poder acompanhá-las de forma automática.

Acesse aqui.

Organizze

Organize é um aplicativo simples e fácil de ser manuseado que pode ser acessado do seu computador ou baixado no seu celular. Com ele você poderá receber alertas de contas a pagar e a receber. Um diferencial nesse aplicativo é que ele te dá dicas de como controlar seu dinheiro, como economizar e organizar sua vida financeira de modo otimizado.

Acesse aqui.

Cursos da FGV Online para Auxiliar no seu Planejamento Financeiro

controle-financeiro

#1 – Como Organizar o Orçamento Familiar

  • Pré-requisito: Nenhum
  • Início do curso: Imediato
  • Período de inscrição: Imediato
  • Carga horária: 12 horas

Com o custo de vida mais elevado e as contas não parando de chegar, é necessário uma ajudinha para se conscientizar da importância de se ter uma situação econômica equilibrada.

Nesse sentido, esse é um curso voltado para quem necessita aprender a organizar a sua vida financeira e o orçamento familiar.

the-button-859346_1280

 #2 – Como Fazer Investimentos – Módulo Básico

  • Pré-requisito: Nenhum
  • Início do curso: Imediato
  • Período de inscrição: Imediato
  • Carga horária: 12 horas

Nem sempre poupar dinheiro é a única maneira de assegurar o futuro. É preciso saber como investir e onde investir.

Nesse curso serão apresentados os conceitos básicos de como realizar investimentos com os recursos pessoais. O objetivo é preparar as pessoas para saberem investir de maneira consciente a fim de alcançar os seus objetivos.

the-button-859346_1280

 #3 – Como Fazer Investimentos – Módulo Avançado

  • Pré-requisito: Nenhum
  • Início do curso: Imediato
  • Período de inscrição: Imediato
  • Carga horária: 8 horas

Uma vez tendo as bases para um investimento consciente, é hora de aprofundar no estudo com conceitos mais avançados sobre investimentos.

the-button-859346_1280

 #4 – Como Planejar a Aposentadoria

  • Pré-requisito: Nenhum
  • Início do curso: Imediato
  • Período de inscrição: Imediato
  • Carga horária: 10 horas

Um dia todos nós vamos envelhecer e a maioria de nós vai necessitar da aposentadoria para sobreviver. O objetivo desse curso é ajudar você e a sua família a se organizar para chegar nesse período da vida com um bom planejamento previdenciário.

the-button-859346_1280

 #5 – Como Gastar Conscientemente

  • Pré-requisito: Nenhum
  • Início do curso: Imediato
  • Período de inscrição: Imediato
  • Carga horária: 8 horas

Essa é a palavra-chave para não se endividar e manter as contas em dias. Com esse curso você vai aprender a consumir de maneira consciente, de modo a tornar-se apto a reeducar seus hábitos financeiros.

the-button-859346_1280

 

Compartilhe