14 Livros de Guimarães Rosa para Baixar em PDF

Gostou? Ajude o Blog compartilhando esse artigo.

João Guimarães Rosa foi um dos mais importantes escritores brasileiros de todos os tempos. Foi o segundo marido de Aracy de Carvalho Guimarães Rosa, conhecida como “Anjo de Hamburgo”. Além disso, foi também médico e diplomata.

Os contos e romances escritos por Guimarães Rosa ambientam-se quase todos no chamado sertão brasileiro. A sua obra destaca-se, sobretudo, pelas inovações de linguagem, sendo marcada pela influência de falares populares e regionais que, somados à erudição do autor, permitiu a criação de inúmeros vocábulos a partir de arcaísmos e palavras populares, invenções e intervenções semânticas e sintáticas

Realismo mágico, regionalismo, liberdade de invenções linguísticas e neologismos são algumas das características fundamentais da literatura de Guimarães Rosa, mas não as suficientes para explicar seu sucesso. Guimarães Rosa prova o quão importante é ter a linguagem a serviço da temática e vice-versa, uma potencializando a outra. Nesse sentido, o escritor mineiro inaugura uma metamorfose no regionalismo brasileiro que o traria de novo ao centro da ficção brasileira..

Na Academia Brasileira, é o terceiro ocupante da cadeira 2, eleito em 6 de agosto de 1963, na sucessão de João Neves da Fontoura e recebido pelo acadêmico Afonso Arinos de Melo Franco em 16 de novembro de 1967.

Fonte: Wikipédia

Livros de Guimarães Rosa

1. A Hora e Vez de Augusto Matraga – PDF

2. A Terceira Margem do Rio – PDF

3. Ave, Palavra – PDF

4. Diplomata – PDF

5. Estas Estórias – PDF

6. Fita Verde no Cabelo – PDF

7. Grande Sertão Veredas – PDF

8. Manuelzão e Miguilim – PDF

9. No Urubuquaqua, no Pinhem – PDF

10. Noites do Sertão – PDF

11. O Recado do Morro – PDF

12. Primeiras Estórias – PDF

13. Sagarana – PDF

14. Tutameia – PDF

 

Atenção: O Blog Online Cursos Gratuitos não é proprietário nem produz os arquivos em PDF, mas apenas compartilha links que estão disponíveis na internet e que são pertencentes a terceiros.

 

Gostou? Ajude o Blog compartilhando esse artigo.