40 Exercícios de Biologia Molecular com Gabarito para Baixar em PDF

2Shares

 

1. (Fatec 2006) O metabolismo celular depende de uma série de reações químicas controladas por enzimas, isto é, proteínas que atuam como catalisadores e que podem sofrer mutações genéticas sendo modificadas ou eliminadas. Assinale a alternativa correta, levando em conta os ácidos nucléicos, a ocorrência de mutações e as consequentes mudanças do ciclo de vida da célula.

a) O DNA é constituído por códons, que determinam a seqüência de bases do RNA mensageiro, necessária à formação dos anticódons, responsáveis pela produção das proteínas.
b) No caso de uma mutação acarretar a transformação de um códon em outro relacionado ao mesmo aminoácido, não haverá alteração na molécula protéica formada, nem no metabolismo celular.
c) A mutação altera a seqüência de aminoácidos do DNA, acarretando alterações na seqüência de bases do RNA mensageiro e, consequentemente, na produção das proteínas.
d) As mutações atuam diretamente sobre as proteínas, provocando a desnaturação dessas moléculas e, conseqüentemente, a inativação delas.
e) Quando algumas proteínas são alteradas por mutações, suas funções no metabolismo celular passam a ser realizadas pelos aminoácidos.

2. (Pucrs 2005) A seqüência de nucleotídeos ATGCACCT forma um segmento de DNA dupla hélice ao se ligar à fita complementar

a) AUGCACCU.
b) UACGUGGA.
c) TACGTGGA.
d) TCCACGTA.
e) ATGCACCT.

3. (Pucsp 2006) O gato doméstico (‘Felis domestica’) apresenta 38 cromossomos em suas células somáticas. No núcleo do óvulo normal de uma gata são esperados:

       

a) 19 cromossomos simples e 19 moléculas de DNA.
b) 19 cromossomos duplicados e 38 moléculas de DNA.
c) 38 cromossomos simples e 38 moléculas de DNA.
d) 38 cromossomos simples e 19 moléculas de DNA.
e) 19 cromossomos duplicados e 19 moléculas de DNA.

4. (Uerj 2004) É como se em cada quarto de um imenso prédio existisse uma estante contendo os planos do arquiteto para todo o prédio. (…) No homem, os planos do arquiteto montam 46 volumes. Nessa analogia, proposta por Richard Dawkins no livro “O gene egoísta”, cada página de cada volume contém um texto formado por uma seqüência de:

a) fenótipos
b) aminoácidos
c) cromossomos
d) bases nitrogenadas

5. (Unifesp 2004) Em abril de 2003, a finalização do Projeto Genoma Humano foi noticiada por vários meios de comunicação como sendo a “decifração do código genético humano”. A informação, da maneira como foi veiculada, está

a) correta, porque agora se sabe toda a seqüência de nucleotídeos dos cromossomos humanos.
b) correta, porque agora se sabe toda a seqüência de genes dos cromossomos humanos.
c) errada, porque o código genético diz respeito à correspondência entre os códons do DNA e os aminoácidos nas proteínas.
d) errada, porque o Projeto decifrou os genes dos cromossomos humanos, não as proteínas que eles codificam.
e) errada, porque não é possível decifrar todo o código genético, existem regiões cromossômicas com alta taxa de mutação.

Faça o download da apostila para ver o material completo e o gabarito.

 

Baixar PDF

 

Curso de Redação do Enem para Alcançar a Nota 1000

 

Veja também

126 Exercícios de Biologia por Assunto para Baixar em PDF

30 Apostilas de Biologia PDF para Baixar Vestibular e Enem

113 Livros de Biologia PDF para Download Gratuito (Domínio Público)

Baixe 22 Livros da Coleção Explorando O Ensino do MEC em PDF

13 Apostilas de Química Inorgânica para Baixar em PDF

 

2Shares
   

Deixe um comentário