60 Atividades Dia da Consciência Negra para Imprimir – Educação Infantil

6.9K+Shares

 

O Dia da Consciência Negra é celebrado no Brasil em 20 de novembro anualmente. Esse dia foi instituído através da lei nº 12.519, de 10 de novembro de 2011, tornando-se feriado em mais de mil cidades em todo país e em alguns estados através de decretos estaduais, entre eles Alagoas, Amazonas, Amapá, Mato Grosso e Rio de Janeiro.

O Dia da Consciência Negra é um dia dedicado para lembrar a importância da figura do negro na construção da sociedade brasileira, assim como sua inserção através de músicas, comidas e religião na cultura nacional.

Essa data foi escolhida em homenagem à morte de Zumbi dos Palmares no ano de 1695, considerado um dos maiores líderes negros que já lutou pela liberdade do povo negro da escravidão em solo brasileiro. Apesar da conscientização da importância do negro, sua cultura e sua inclusão na sociedade, esse dia também serve para debates e atividades que discutem sobre racismo, discriminação e igualdade social.

     

Neste artigo trazemos algumas atividades para serem trabalhadas com os alunos da Educação Infantil e Ensino Fundamental.

Entre as atividades estão: textos, cruzadinhas, história de Palmares, entrevistando um quilombola, compreensão de texto, desafio, produção de texto, comidas típicas, caça-palavras, atividades para colorir, atividades com colagem.

 

 

 

 

   

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *