Curso Grátis de Bullying com Certificado + 12 Filmes de Bullying

Compartilhe

Nos dias de hoje é muito comum ouvir dizer que alguém já sofreu bullying pelo menos uma vez. Infelizmente essa é uma prática que tem se tornado cada vez mais corriqueira e tem acontecido de um modo mais constante nas escolas e internet. Com esse Curso Grátis de Bullying você irá aprender a lidar com essa situação e conhecer os conceitos e tópicos que envolvem esse problema social.

Segundo a Wikipédia, bullying é um termo em inglês utilizado para descrever toda e qualquer situação que envolve “atos de violência física ou intencional e repetidos, praticados por um indivíduo ou grupo de indivíduos, causando dor e angústia e sendo executadas dentro de uma relação desigual de poder. Bullying é um problema mundial, sendo que a agressão física ou moral repetitiva deixa sequelas psicológicas na pessoa atingida.”

Esse curso livre está direcionado a todos os públicos interessados no assunto, mas principalmente para educadores, pedagogos, psicólogos e assistentes sociais que lidam com essa realidade no dia a dia. O curso tem uma carga horária de 40 horas e tem opção de certificado de conclusão para aqueles que quiserem comprovar conhecimentos nessa área.

 

Conheça o conteúdo programático do Curso Grátis de Bullying

Introdução
O Fenômeno Bullying e sua Etiologia
Definindo o conceito de Bullying
Definindo o conceito de Cyberbullying
As Causas e Consequências da Prática do Bullying
O Fenômeno Bullying nas Escolas
Maneiras de Praticar Bullying e seus Protagonistas
Projetos e Práticas Psicopedagógicas para redução do Bullying
Bibliografia/Links Recomendados

Para conhecer mais sobre esse curso, clique no botão abaixo.

the-button-859350_1280

 

BONUS: 12 filmes que tratam sobre o Bullying

Segue abaixo uma lista de filmes que tratam o tema do bullying em diversos aspectos. Esse é um material que poderá enriquecer seu conhecimento e abrir seus horizontes sobre esse assunto. Alguns filmes tem um link que poderá ser assistido no YouTube. Porém, a qualidade de alguns não está muito boa.

1. A Classe (2007): Joosep é um jovem tímido, o típico alvo das brincadeiras dos alunos populares da sua escola. Entre muitas situações constrangedoras e algozes por todos os lados, Kaspar surge não só como um amigo, mas também como o único disposto a ajudá-lo a enfrentar os seus inimigos.

2. Bullying – Provocações Sem Limites (2009): Jordi é um garoto de 15 anos que recentemente perdeu o pai e, juntamente com sua mãe, decide mudar sua cidade para começar uma nova vida. E no princípio tudo parecia ir bem. Mas o destino vai reservar um choque, porque quando Jordi ultrapassar o limiar do novo instituto, que retoma, sem saber o transfronteiras escuro do inferno em si. E ele te convida para entrar, com um sorriso de refrigeração, é Nacho, um colega de classe, que apesar de sua idade agora pertence à raça dos que são alimentadas só do medo e a dor dos outros.
Clique aqui para assistir no YouTube.

3. Bang, Bang! Você Morreu (2002): História da vida de Trevor, um estudante problemático que luta pra se libertar do constante bullying que sofre na escola.
Clique aqui para assistir no YouTube.

4. Carrie, A Estranha (1976): Carry White é uma jovem que não faz amigos em virtude de morar em quase total isolamento com Margareth, sua mãe e uma pregadora religiosa que se torna cada vez mais ensandecida. Carrie foi menosprezada pelas colegas, pois ao tomar banho achava que estava morrendo, quando na verdade estava tendo sua primeira menstruação. Uma professora fica espantada pela sua falta de informação e Sue Snell, uma das alunas que zombaram dela, fica arrependida e pede a Tommy Ross, seu namorado e um aluno muito popular, para que convide Carrie para um baile no colégio. Mas Chris Hargenson, uma aluna que foi proibida de ir à festa, prepara uma terrível armadilha que deixa Carrie ridicularizada em público.

5.  Bully (2001): Bobby Kent (Nick Stahl) vive amedrontando os garotos de sua escola. Cansados de sua atitude, eles se juntam e decidem lhe dar uma lição, atraindo-o até um pântano e espancando-o até sua morte. Entre os garotos estão também alguns amigos de Bobby, que aproveitam a oportunidade para tomar seu lugar. O assassinato provoca reações distintas na comunidade em que vivem, que vão do choque pela brutalidade do ocorrido até mesmo a sensação de que Bobby recebeu o que merecia. 

6. Meu Melhor Inimigo (2010): Cansado de ser humilhado pelos garotos da escola, Alf decide tomar medidas contra aqueles que o atormentam. Alia-se a outro colega também vítima de bullying e, juntos, inspirados nas lutas de Niccolo, herói de uma revista em quadrinhos, firmam um pacto secreto para se vingar dos valentões da turma. Tudo parece ir de acordo com o plano, até que Alf percebe que virar a mesa contra seus algozes, tem suas consequências. Impactante e triste filme dinamarquês que nos faz refletir sobre nossos atos e este mundo tão cruel.

7. Elefante (2003): Um dia aparentemente comum na vida de um grupo de adolescentes, todos estudantes de uma escola secundária de Portland, no estado de Oregon, interior dos Estados Unidos. Enquanto a maior parte está engajada em atividades cotidianas, dois alunos esperam, em casa, a chegada de uma metralhadora semiautomática, com altíssima precisão e poder de fogo. Munidos de um arsenal de outras armas que vinham colecionando, os dois partem para a escola, onde serão protagonistas de uma grande tragédia.
Clique aqui para assistir no YouTube.

8. Quase Um Segredo (2004): Sam (Rory Culkin) e Rocky (Trevor Morgan) são irmãos e vivem em uma pequena cidade do Oregon, nos Estados Unidos. Volta e meia Sam é atacado por George (Josh Peck), o valentão da escola. Um dia os irmãos armam um plano para se vingar dele, levando-o em um passeio de barco juntamente com dois amigos de Rocky e a namorada de Sam. A idéia é que ao fim do passeio George seja humilhado pelos irmãos, mas a situação foge completamente do controle dos garotos.

9. Ben X – A Fase Final (2007): Ben é um jovem que sofre da síndrome de Asperger – uma espécie mais leve de autismo – e que se isola em sua própria realidade no mundo de Archlord, um jogo virtual. Seu modo de vida causa estranheza a seus colegas de classe, que o julgam e não o aceitam.

10. Evil, Raízes do Mal (2003): Erik Ponti (Andreas Wilson) é um adolescente de 16 anos que tem uma vida em meio à violência. Acostumado a tratar todos com brutalidade, devido aos maus tratos de seu padrastro, é expulso da escola onde estudava e transferido para Stjärnberg, um famoso colégio privado. Sabendo que pode ser sua última oportunidade, Erik tenta mudar seu estilo de vida e enfrentar as novas opressões que começam a sofrer na nova escola. Indicado ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro.
Clique aqui para assistir no YouTube.

11. Bullying (2011): Segue a vida de cinco adolescentes americanos em cidades do interior que sofrem abusos de colegas, o chamado “bullyng”. Há o desajeitado sem amigos que apanha nos intervalos, a lésbica que se veste de menino e a garota que leva uma arma para se defender e acaba presa.

12. Bullying Virtual (2011): Taylor Hillridge é uma adolescente cujo pai abandonou a família e que desde então é criada, juntamente com seu irmão mais novo, por sua mãe. Porém, Taylor logo se descobre vítima, quando se torna membro de uma rede social.
Clique aqui para assistir o filme no YouTube.

 

Compartilhe