História do Descobrimento do Brasil com 14 Desenhos para Colorir

1.7K+Shares

 

O Descobrimento do Brasil

Em Portugal, no ano de 1500, a colônia portuguesa resolveu que seria bom ampliar suas relações comerciais.

Então resolveram montar uma grande frota de caravelas, para saírem à descoberta de novos tesouros para o reino de Portugal. A viagem demoraria muito, e todos começaram a trabalhar para a grande jornada.

E foi assim, no dia nove de março de 1500, que partiu a frota de Pedro Álvares Cabral, com treze navios, rumo ao mar sem fim.

     

O país todo festejou, e todos esperaram confiantes que Pedro encontrasse muitas riquezas por onde passasse. Foi uma grande festa de despedida.

Porém, a viagem tomou um rumo diferente: Pedro Álvares Cabral desviou seu trajeto para o outro lado do oceano, e foi parar no oceano Atlântico.

Ele estava confiante que encontraria terras jamais vistas por outras pessoas, e assim seguiu o seu trajeto acompanhado de seus companheiros.

Até que um belo dia eles avistaram terra: Era parecida com um monte e eles a batizaram de “Monte Pascoal”.
Chegando mais perto, perceberam que não era só um monte de terra: era uma ilha, e rebatizaram-na de “Ilha de Vera Cruz”.

Depois de chegarem mais pertinho, viram que não era uma ilha, e sim um continente. Todos ficaram felizes da vida e resolveram nomear a descoberta como “Terra de Santa Cruz”, que hoje é conhecida como “Porto Seguro”, na Bahia.

Tudo o que era descoberto era enviado ao rei por meio de cartas, escritas por Pero Vaz de Caminha, que dizia-se encantado com a nova terra que descobriram, cheia de riquezas e encantos naturais jamais vistos.

Foi organizada uma grande turma para descobrir e desbravar a terra nova. Vários homens foram às praias verificar se não havia perigo.

E ao desceram, se depararam com os habitantes do lugar: vários índios que olhavam desconfiados para aqueles homens que haviam chegado do mar.

O encontro foi amigável, e os tupiniquins ajudaram os portugueses no começo da colonização. Isso demorou bastante tempo para acontecer.

Mas, depois de tudo colonizado, e com os índios e os portugueses já se entendendo, o fiel Henrique de Coimbra celebrou a primeira missa em terras brasileiras, num domingo ensolarado, dia 26 de abril de 1500, dando assim o nascimento da nossa nação.

 

Conteúdo: Atividades de história; atividades para educação infantil e ensino fundamental 1º, 2º e 3º anos; desenhos do Descobrimento do Brasil para ler, pintar, colorir e imprimir.

 

 

   

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *