sexta-feira, maio 24, 2024

Online Cursos Gratuitos

Canal Online para divulgação de Cursos Gratuitos, Livros, Apostilas e informações úteis para estudantes e professores.

Atividades PedagógicasProjetos

Projeto de Volta às Aulas para Imprimir

 

Olá pessoal!

Trazemos neste post um projeto de volta às aulas para educadores, pedagogos, professores e diretores de escola se orientarem para o regresso à escola.

Esse dia é muito importante para as crianças em qualquer fase educacional, seja no Berçário, Maternal, Educação Infantil ou Ensino Fundamental.

     

Introduzi-las no ambiente escolar da forma correta, é muito importante para que elas não se sintam inseguras e desprotegidas no primeiro dia de aula. Mas ao contrário, que elas possam se sentir acolhidas por todos os profissionais da educação nesse dia.

Se o primeiro dia de aula for bem realizado, isso já será um grande passo para que os outros dias ao longo do ano sejam vistos por essa criança com outros olhos, enxergando na escola um lugar legal e onde elas se sintam bem.

 

Projeto Volta às Aulas

Justificativa

Receber a clientela escolar (alunos/as e pais) de maneira alegre e eficaz.

 

Objetivos

Tornar a escola um lugar atrativo para a criança, a fim de que ela se sinta segura ao conhecer os(as) professores(as) e colegas.

Apresentar à criança uma escola organizada, alegre e eficiente, onde existem regras e combinados, onde os(as) professores(as) ensinam, mas também aprendem de forma harmoniosa e prazerosa.

 

Desenvolvimento

O primeiro dia de aula deve ser o mais alegre possível. Ao receber sua “turma”, apresente-se, e depois, apresente cada um(a) dos(as) alunos(as) aos(às) colegas com bastante entusiasmo.

A sala de aula já deve estar decorada para recebe-los, com os cartazes afixados para serem usados durante o ano: “Ajudantes do dia” –  “Quantos somos hoje?” – “Aniversariantes do mês” – “Calendário” -, etc.

Mostre todos os cartazes às crianças e explique como serão usados no dia-a-dia. Em seguida, faça uma rodinha para, numa conversa formal, deixar que falem sobre eles: do que gostam de brincar, o que fazem quando estão em casa, se ajudam o “pessoal de casa”, quem são os amigos(as) deles(as).

Depois converse com a turma sobre as oportunidades que terão na escola para aprender coisas novas, jogos, brincadeiras, fazer novas amizades, etc.

Nesse momento, sugerimos que dê um trabalho livre. Peça-lhes que desenhem o que quiserem, mas não interfira com sugestões.

Seja bastante observador(a) para, posteriormente, preparar suas aulas com base na vivência de sua turma. É provável que alguma criança não queira desenhar ou faça apenas alguns traços sem nenhuma definição. Durante o desenvolvimento dessa atividade, não force nenhum resultado, apenas converse com a criança encorajando-a.

Um passeio pelas dependências na primeira semana de aula é fundamental. Visite as salas de aula, a biblioteca, a diretoria, o pátio, etc, explicando aos(às) alunos(as) a função de cada dependência escolar.

 

Boas-vindas da direção da escola para a família

Prezada família,

Bem-vindos à__________________________________! (nome da escola)

É com grande alegria que recebemos hoje a sua criança para juntos(as), caminharmos para este ano de 2____, contando sempre com o apoio de vocês, para haja uma interação entre nós, educadores e família.

Desde já, agradecemos a confiança em nós depositada. Estaremos sempre à disposição de vocês para tudo que precisarem.

 

O professor(a) de seu(sua) filho(a) durante este ano será

_______________________________________

Contem sempre conosco!

 

Atenciosamente,

_______________________________________ (assinatura do diretor/a )

 

 

   

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *