Projeto Festa Junina com 20 Atividades para Imprimir

1.7K+Shares

 

Projeto Festa Junina

Objetivos

Dar oportunidade às crianças de conhecer e participar de uma das mais tradicionais festas comemoradas no Brasil – a festa junina.

Ampliar o conhecimento da criança sobre os costumes das festas juninas: decoração, comidas típicas, vestuário, danças, jogos e brincadeiras.

Promover maior socialização da criança.

     

 

Desenvolvimento

Escolha as músicas e danças que serão apresentadas no dia determinado para a festa junina da escola, ocasição em que as crianças se apresentarão vestidas a caráter.

Os ensaios devem iniciar-se pelo menos quinze dias antes da data marcada, e durante esses dias o(a) professor(a) deverá preparar atividades relacionadas ao tema, como: colagem de bandeirinhas de papel de seda em cordões pelas crianças; montagem de murais para a sala; receitas de comidas típicas; pinturas em desenhos referentes a festas juninas; memorizar quadrinhas; confeccionar convites para a festa.

Uma boa oportunidade para angariar fundos para a escola é lançar a campanha do “Rei do Amendoim” e “Rainha da Pipoca”.

São vários os materiais que podem ser usados para enfeitar a festa: peneiras lanternas, espantalhos, chapéus de palha e outros. As peneiras podem se transformar em rostos de caipirinhas espalhados pela escola.

As bandeirinhas coloridas são indispensáveis. Aproveite o horário destinado a artes e, junto com a turma, cole as bandeirinhas nos barbantes esticados pelo pátio, intercalando as cores.

 

Conteúdo

Quebra-cabeça junina

Doces e salgados da festa junina

Bandeirinhas de incentivos

Molde de convite

Flores feitas com guardanapo de papel

Decorando com peneiras

Brincadeiras juninas: boca do palhaço; coelhinho sai da toca; pescaria

Moldes para peixes

Campanha rei do amendoim e rainha da pipoca

Modelo das coroas

Casamento na roça

Marcação da quadrilha

 

 

   

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *