Validade dos Certificados emitidos por Cursos Livres.
Muitas vezes quando pensamos em fazer um curso gratuito – ou curso livre – nos perguntamos qual a validade do certificado de conclusão para o mercado.
Essa é realmente uma questão relevante, pois se adquirirmos um certificado que não tenha valor nenhum na hora de agregá-lo ao currículo, teremos jogado tempo e dinheiro fora.
Nesse artigo você encontrará resposta para algumas das dúvidas mais frequentes quando o assunto é validade do certificado.
Os certificados de cursos livres são reconhecidos pelo MEC?
Talvez essa seja a grande dúvida da maioria, pois um curso que seja reconhecido pelo MEC é garantia de aceitação no mercado.
Os cursos livres são considerados ensino de Educação Profissional de Nível Básico, e como tal não são reconhecidos pelo MEC, assim como os certificados emitidos pelas essa instituições de ensino. O Ministério da Educação e Cultura somente reconhece os certificados emitidos pelos cursos de Educação Fundamental, Educação Superior, Pós-Graduação e cursos Técnico Profissionalizantes – como os do Senac, por exemplo.
Dessa forma, os certificados de cursos livres não podem ser usados como diplomas, pois não conferem título de graduação ao aluno. Mas apenas certificam que o aluno possui conhecimentos em determinada área.
Qual a validade dos certificados emitidos por cursos livres?
Apesar de não serem reconhecidos pelo MEC, os cursos livres, assim como os seus certificados, são autorizados por lei (artigo 7º da Lei nº 9.394/96). Essa autorização permite que as instituições de ensino livre disponibilizem cursos a nível profissionalizante de forma a prepararem o candidato para o mercado de trabalho.
O aluno poderá usar o certificado de conclusão para diversos fins:
- Para atualizar o currículo e obter maiores chances de conquistar um emprego;
- Para aumentar as chances de ascensão de cargo no emprego atual;
- Para completar horas extracurriculares exigidos em faculdades;
- Para apresentar como prova de títulos em Concursos Públicos ou em processo seletivo simplificado;
- Para progressão funcional para Servidores Públicos;
- Para apresentar com pré-requisito em cursos e concursos;
Todas os cursos livres emitem certificado?
Existe uma lista enorme de cursos livres online que emitem o certificado ao aluno. Mas isso não é regra. Existem outras instituições de ensino que não o emitem. Isso porque não há uma Lei que obriga as instituições de cursos livres a emitirem certificado de conclusão, simplesmente, porque não estão sob nenhuma regulamentação.
Se o curso é livre e gratuito, por que alguns sites cobram pela emissão do certificado?
Por serem instituições privadas e sem ajuda de custos por parte de governo, a maioria dos sites de cursos gratuitos cobra uma taxa para a emissão do certificado com a finalidade de cobrir gastos com a confecção do certificado. Esses gastos incluem na maioria da instituições:
- Despesas com o envio do certificado (Correios);
- Despesas com o papel do certificado – em alguns casos o papel utilizado é especial;
- Despesas com envelope;
- Despesas com o selo de autenticidade do curso;
Uma boa parcela dos cursos livres permite que você acesse todo o conteúdo do site e faça quantos cursos você desejar. A única taxa cobrada é pelo certificado. Mas o aluno não é obrigado a emitir o certificado se ele não quiser. A emissão do certificado é opcional. Mas para quem tem a intenção de comprovar seus conhecimentos em determinada área, não terá outra alternativa a não ser a aquisição do certificado.
Conclusão
Mesmo não sendo reconhecidos pelo MEC, os certificados emitidos por cursos livres podem fazer a diferença na hora de procurar um emprego novo, buscar promoção no seu trabalho ou apresentar como comprovação de que você tem conhecimentos em determinada área.
Porém, antes de solicitar a emissão do certificado e até mesmo pagar qualquer taxa, faça uma avaliação pessoal para saber se o curso realizado foi bom e te acrescentou algum valor. Se a resposta for SIM, então o certificado também terá valor onde você o apresentar.
Fontes:
> https://www.cursosgratisonline.com.br/certificado
> https://www.primecursos.com.br/certificado/
> http://limaveg.blogspot.com.br/2012/06/fundamentacao-juridica-para-emissao-dos.html
> http://www.educacao.sp.gov.br/faq/faq.asp?pesq=1&intCodassun=1012&intClass=33&intAgrup=33
> http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L9394.htm
qual o valor do certificado?
Olá, Magda! O valor do certificado, vai depender do site que dá o curso. Mas em geral é R$ 50,00 para cobrir gastos com a confecção do mesmo.
Olá. Tudo bem? Preciso muito de uma ajuda, por favor.
Não achei nada a respeito do PRAZO DA OBRIGATORIEDADE DA ENTREGA DOS CERTIFICADOS após a conclusão doo curso livre.
Pode me ajudar com isso? Vi que os alunos tem direito a ele, mas não vi sobre esse prazo: se é quando eles terminam ou se é só após o pagamento total do curso (pois, muitas vezes, as parcelas acabam depois do curso realizado).
Agradeço a gentileza!
Olá, Denise! Tudo bem? Isso vai depender de cada instituição que está oferecendo o curso livre. A Instituição não é necessariamente obrigada a dar um certificado de conclusão para os alunos que concluem cursos livres. Mas a maioria oferece um certificado. Alguns certificados são gratuitos, outros são cobrados alguma taxa para confecção e envio do certificado. Quanto ao prazo para entrega, provavelmente você terá que ter concluído o curso, feito a prova de avaliação e pago o certificado, caso seja cobrado alguma taxa. No caso dos certificados digitais, que você pode imprimir em casa mesmo, geralmente eles podem ser emitidos assim que o aluno conclui o curso. Espero ter ajudado.
Dou aula e gostaria de emitir o certificado de curso livre para meus alunos. Tenho o certificado em na área que dou a aula reconhecidos pelo MEC. Posso emitir normalmente o certificado? Tem alguma regra de como o certificado deve ser?