Enem 2018: Estratégias para se Preparar Desde Cedo

6Shares

 

É hora de começar a pensar no Enem 2018. Alguns podem pensar que é muito cedo, mas não é. O Exame Nacional do Ensino Médio é exatamente o que o nome propõe, um exame sobre todo o conteúdo do ensino médio que você demorou pelo menos 3 anos para aprender (alguns mais).

Também não é motivo de desespero e simplesmente largar tudo na vida para cair com a cara nos estudos. Calma! Com as estratégias corretas, apenas um pouco de dedicação diária será o suficiente para chegar afiado em novembro.

     

 

Estratégias de estudo

Por favor, não estude no modo aleatório. Não é nenhuma perda de tempo passar um dia ou mesmo uma semana pensando em sua estratégia de estudos, muito pelo contrário, isso é um investimento.

Não é difícil definir uma estratégia de estudos para o Enem 2018, basta se conhecer.

 

  • Reserve pelo menos 30 minutos a 1 hora de estudos por dia.
  • Deixe ao menos um dia da semana para relaxar. Seu cérebro também precisa de descanso e estudar sem parar é uma ótima maneira de sabotar seus estudos.
  • Dê ênfase primeiro ao que tem maior facilidade, isso otimiza seu tempo.
  • Não subestime aquilo que tem dificuldade, estude tudo.
  • Faça anotações para poder revisá-las quando precisar.
  • Faça simulados e saiba que nenhum simulado é melhor do que as provas do Enem dos anos anteriores.
  • Escreva, escreva muito e seja bem crítico consigo mesmo. Só assim poderá se preparar para a Redação.
  • Peça para um amigo mais experiente ler suas redações e dizer o que acha.

 

Se você não consegue estudar sozinho, então a melhor das estratégias é procurar um cursinho. Mas isso não te exime de reservar ao menos 30 minutos por dia para estudar, nesse caso para realizar exercícios sozinho.

Claro, preciso destacar o quão importante é treinar para a redação, afinal alguns vestibulares dão um peso bem maior para a redação. Isso é tão importante que dedicamos um texto especial para você conseguir fazer aquela redação nota 1000 no Enem 2018.

 

Defina (e siga) um cronograma de estudos

Esta é a estratégia vencedora para qualquer exame, não apenas o Enem 2018. Quem se dá bem na prova não são os mais inteligentes ou quem possui uma memória fotográfica, mas sim aqueles que se dedicam mais.

Pegue um tempo por dia e crie uma rotina de estudos. Por exemplo: das 9h as 10h todos os dias.

Definido o horário, faça um roteiro de estudos. Se sentir-se mais à vontade, estude tudo sobre matemática no primeiro mês, no segundo história, no terceiro química, e assim por diante. Ou então dilua seus estudos pelos dias da semana: segunda geografia; terça física; quarta redação.

Defina também suas prioridades. Dedique mais tempo aquilo que tiver maior dificuldade e menos ao que tiver facilidade.

Uma dica para seguir o cronograma é simplesmente dizer para outra pessoa (familiar ou amigo de estudo) seus roteiros e pedir para que cobre quando notar que você não está seguindo. Desânimos acontecerão, mas nessas horas contar com alguém próximo não tem preço.

 

Não se esqueça das datas importantes

Seu planejamento deve incluir não apenas o estudo, mas também o acompanhamento das datas importantes. Afinal, nada pior do que ir se preparando durante meses e então descobrir que a data de inscrição passou não é?

Marque na agenda: Até Abril normalmente todas as informações sobre o Enem 2018 estarão disponíveis no site do INEP, incluindo datas específicas sobre inscrições e datas da prova.

Em Maio são feitas as inscrições para o Enem. Normalmente as inscrições duram aproximadamente 10 dias e a taxa da inscrição deve ser paga logo em seguida.

Em Outubro são divulgados as datas e locais de prova. Certifique-se de saber exatamente onde você irá fazer prova e de levar em consideração o horário de verão.

Em Novembro são as provas. Em 2017 elas aconteceram em dois domingos consecutivos, nesse ano provavelmente o modelo será reutilizado.

Até a metade de Janeiro de 2019 os resultados do Enem são divulgados, incluindo a sua nota, que poderá ser utilizada para o vestibular ou programas de incentivo à universidade.

 

6Shares
   

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *