Preparando-se para uma Redação Nota 1000 no Enem 2018

Gostou? Ajude o Blog compartilhando esse artigo.

 

É totalmente possível fazer uma redação nota 1000 se nos prepararmos bem. Afinal, a redação é o elemento mais importante do Enem 2018, tendo sua própria nota que varia de zero à mil, sendo que algumas universidades dão um peso maior para a redação.

Portanto, tenha claro que o Enem 2018 na verdade será composto por cinco provas, as 4 tradicionais e a Redação. A questão é: como estudar para a redação? A melhor forma é escrevendo, treinando, se aprimorando.

 

Os cinco critérios para uma redação nota 1000

Entenda algo importante: ao simplesmente tocar em sua folha de redação, você já tem sua nota 1000. Os corretores irão buscar erros, incongruências, incoerências e até mesmo ideias desajustadas para tirar-lhe nota.

Para isso, os corretores se baseiam em cinco critérios de avaliação. Pode-se dizer que cada critério vale de 0 a 200 pontos e atender à todos eles lhe dará a tão sonhada redação nota 1000.

 

  • Demonstrar domínio da norma culta da língua escrita;
  • Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo – argumentativo;
  • Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista;
  • Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação;
  • Elaborar proposta de solução para o problema abordado, mostrando respeito aos valores humanos e considerando a diversidade sociocultural.

 

O que zera uma redação?

Alguns fatores simplesmente pode zerar sua redação se não ficar atento.

Escrever uma redação com menos de 7 linhas ou mais de 30 linhas é considerado tamanho inadequado para a proposta e portanto serão zerados.

Fugir do tema da redação não anula o texto automaticamente, mas dependendo da situação pode zerar sim. Isso graças à receitas de macarrão instantâneo e hinos de clubes de futebol transcritos no meio do texto em anos anteriores. A partir de 2017, brincadeiras e deboches na redação poderão zerar a redação.

O fator mais conhecido para zerar as redações é o desrespeito aos direitos humanos. Para esse tema, preparamos um artigo especial sobre o que são os direitos humanos da redação do Enem e como evitar desrespeitá-los.

 

Leia também:

80 Redações Nota 1000 do Enem + Manual de Redação em PDF

 

Como se preparar para uma redação nota 1000?

Se você quer tirar aquela tão famosa nota 1000, não tem segredo, basta se preparar.

 

  • Escreva uma redação por semana. Escolha temas da atualidade e tente não demorar mais do que uma hora para compor seu texto.
  • Assista noticiários (ou ouça no rádio), leia notícias de fontes confiáveis na internet e acompanhe os tema da atualidade, pois o tema da redação sempre gira em torno de algum tema discutido durante o ano.
  • Tome cuidado com as normas da ortografia e gramática. Use um bom editor de textos no computador para corrigir seus erros – e aprenda com eles.
  • Estude o emprego da crase.
  • Lembre-se do novo acordo ortográfico, apesar dele já ter 5 anos, tem gente que ainda tem dificuldades com ele.
    Treine sua caligrafia. Parece bobo, mas esse é o primeiro contato que o examinador tem com sua redação, e se ele não conseguir ler sua argumentação, então sua nota estará seriamente prejudicada.
  • Treine escrever textos com 4 ou 5 parágrafos com 4 ou 5 linhas cada. Isso é o suficiente para qualquer texto dissertativo-argumentativo para o Enem (ou qualquer outro vestibular)
  • Nunca utilize pronomes da 1ª ou 2ª pessoa nos textos (nada de eu, tu, nós e vós), assim como verbos conjugados nessas pessoas. Essas palavras não devem fazer parte de um texto dissertativo.
  • Lembre-se sempre da proposta de intervenção, já que é um dos critérios de avaliação.

 

A última dica é: leia redações nota 1000 dos anos anteriores. Essas podem ser encontradas facilmente na internet.

Ler bastante também faz parte do processo de aprender a escrever. Analise esses textos, identificando elementos que você poderia usar (e os que não deveria também). Dessa forma estará cada vez mais preparado para escrever uma redação nota 1000.

 

Gostou? Ajude o Blog compartilhando esse artigo.