Quais as disciplinas mais cobradas em Concursos Públicos?

7Shares

 

Ao ler um edital de concurso, provavelmente você já tenha se deparado com alguma temática a ser estudada que você não tem ideia do que seja. Meu problema, por exemplo, era entender o que se tratava o tal raciocínio lógico. Algumas disciplinas não são tão claras assim.

Mas seus problemas acabaram: aqui nós selecionamos as disciplinas mais cobradas em concursos e vamos te explicar o que se trata cada uma delas, dando dicas de estudo, sempre quando possível. Sem mais delongas, vamos começar.

     

 

Português e Matemática

Vamos tratar destas duas disciplinas em um mesmo tópico porque todos já tiveram contato com elas ao longo da vida escolar. Por isso, elas são tratadas como conhecimento básico.

Português demanda que saibamos a norma culta da língua. Geralmente é pedida interpretação de texto, conhecimentos ortográficos, morfologia (classes de palavras) e sintaxe (a relação entre os termos em uma mesma oração).

Já em matemática, a ciência dos números, pede-se geralmente conhecimentos em probabilidade, porcentagem e proporcionalidade.

Estes conteúdos são vistos tanto no Ensino Fundamental como no Ensino Médio, mas muita gente tropeça neles. Dê atenção a eles.

 

Atualidades

Como o próprio nome indica, é um tema que orienta questões sobre o que está acontecendo no Brasil e no mundo, seja na política, na economia, como no entretenimento.

Espera-se que o candidato seja uma pessoa informada, que lê jornais e assiste aos noticiários. Por isso, a sugestão que damos é que você procure separar um pouco do seu tempo para ler notícias e ficar atualizado.

Bons conhecimentos em História e Geografia também podem ajudá-lo nesta área.

 

Raciocínio Lógico

O raciocínio lógico pode ser inserido em uma prova junto com matemática, já que os conhecimentos exatos são lógicos, mas ele não implica necessariamente em números.

Esta disciplina demanda do candidato a habilidade de pensar de forma lógica, com sentido. Isto porque em seu futuro trabalho ele lidará com diversos problemas no dia-a-dia e precisará tomar (boas e rápidas) decisões.

Assim, haverá questões que apresentarão uma determinada situação e o candidato deverá indicar a solução ou soluções mais indicadas para ela.

Vale a pena assistir vídeos-aulas que dão dicas de estratégias para resolver este tipo de questão e também treinar bastante este tipo de exercício.

 

Informática

Esta também é uma das disciplinas mais importantes. Isto porque não conseguimos mais imaginar a nossa vida sem os aparelhos eletrônicos e você precisará da informática no dia-a-dia do trabalho para armazenar informações, conversar com outros funcionários, resolver questões, dentre outros.

Geralmente, pede-se que o candidato saiba mexer no sistema Windows, o mais comum no serviço público (quando não o Linux). Sobre ele, podem-se esperar questões sobre suas funções.

Também é comum haver questões sobre o pacote Office, que são os programinhas que realmente utilizamos para realizar o nosso trabalho, como o Word (documentos escritos) e Excel (planilhas).

Recomendamos que você assista às aulas sobre este assunto e, sempre que possível, teste na prática o que aprendeu. Assim, será mais fácil memorizar estas informações.

 

Legislação

Em alguns casos, em processos seletivos para cargos públicos, será necessário estudar algum tipo de legislação, que podem ser leis em si, regimentos, dentre outros documentos. O seu tipo será indicado no edital.

É importante pesquisar quais são os assuntos mais exigidos e se preparar.

Bons estudos!

 
Veja também
1001 Questões Comentadas de Direito Administrativo CESPE – PDF para Download
1001 Questões de Informática para Concursos em PDF para Baixar
500 Questões de Português Banca FCC com Gabarito para Baixar em PDF
 

7Shares
   

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *