Quais as Principais Etapas dos Concursos Públicos?

4Shares

 

Quem nunca recebeu como conselho de um parente ou conhecido passar em um concurso público? Afinal, ele está no senso comum como um dos melhores empregos para se ter na vida, devido aos seus benefícios e estabilidade.

Para quem que decidiu trilhar uma trajetória para chegar a este objetivo, esta publicação foi feita para você. Fiz uma espécie de introdutório para que você entenda como todo este processo funciona.

     

E antes de tudo, parabéns! É um caminho que demanda muito esforço, mas é bem compensador.

 

Definição

Podemos definir o concurso público como um meio de acesso para o funcionalismo público. Este processo é democrático e impessoal, pois permite e dá oportunidade para que qualquer um possa participar dele.

 
Quer passar em Concursos Públicos? Então conheça o Guia Prático para Passar em Concurso Público em 1 Ano.
 

História

Você sabia que o concurso público é um símbolo de democracia?

Antes de sua criação, a ocupação dos cargos públicos no Brasil era feita por indicação: então, se você tinha um conhecido ou um parente que trabalhava em um órgão estatal, ele facilmente poderia te indicar para uma vaga que surgisse. Se você se tornar funcionário público, com certeza vai escutar esta história dos mais velhos, como certo ar de nostalgia.

Então, a Constituição de 1988 estabeleceu que a sociedade brasileira fosse mais igualitária e justa e o acesso a cargos públicos também deveria seguir este princípio.

Assim, para conseguir trabalhar no Estado, uma pessoa deve passar por algumas provas que demonstrem a sua capacidade e mérito para conquistar aquela vaga. Bem interesse esta perspectiva, não?

Por isso, ao estudar para um concurso público, tenha em mente que ele é um processo justo, que seleciona o candidato pelo seu esforço, independente de sua origem, cor ou credo.

 

Quais são as etapas de um concurso público?

Um concurso público não começa quando um edital é publicado: este processo se inicia muito tempo antes, passando por várias etapas burocráticas. Elas também continuam depois da publicação do resultado da prova. É algo longo e bem pensado.

Vamos entender juntos cada um destes momentos.

 

1ª Etapa – Justificativa

Um concurso público só acontece se um órgão decide criar novas vagas para uma determinada função ou se quer substituir um cargo vago, por aposentadoria, exoneração ou morte, por exemplo.
É interessante notar que neste último caso, a reocupação de um cargo não é um gatilho automático, ou seja, não é algo instantâneo.

2ª etapa – Pedido e autorização

Quando a demanda de trabalho impõe a necessidade de mais funcionários, o órgão pede autorização para sua instituição superior para abrir um concurso.
Quando esta instituição aprova o pedido, a divulgação do edital para as organizadoras (as empresas terceirizadas que administram a seleção) deve ocorrer em até seis meses.

3ª etapa – Publicação do edital e escolha da organizadora

O órgão em questão é responsável por elaborar um termo de referência, que dá as orientações para as organizadoras fazerem as suas propostas.

Abre-se uma licitação (por meio de pregão, técnica, convite, etc) e uma organizadora é escolhida para conduzir o concurso público.

Esta informação já é importante para o concurseiro. Se você explorar os sites que possuem material para concursos, provavelmente verá uma aba com apenas informações sobre as organizadoras. Isto porque geralmente cada uma tem um perfil de elaborar as provas. Assim, você pode ter acesso a exames passados e já se começar para preparar para o processo seletivo.

4ª etapa – elaboração e divulgação do edital

Neste momento, o órgão e a organizadora passam a escrever o edital que será divulgado para os candidatos. Uma vez finalizado, o edital é publicado nas mídias eletrônicas e impressas.

5ª etapa – o concurseiro em ação

Com o edital em mãos, o concurseiro sabe de informações como:

– Quais vagas estão disponíveis e se elas são de começo imediato ou cadastro reserva;
– Requisitos (se o candidato deve ter ensino fundamental, ensino médio, técnico ou ensino superior);
– Formato e conteúdo da prova: quantas questões, os tipos (múltipla escolha e/ou dissertativa) e quais disciplinas serão cobradas;
– Período de inscrição da prova;
– Dia e hora da prova (sempre aos finais de semana);
– Período para recursos e
– Data de publicação dos resultados.

A partir disso, o candidato faz sua inscrição e começa a revisar o conteúdo que pode cair na prova. Neste momento, também é interessante procurar provas passadas e realizar bastante exercícios, simulando o dia do exame. Procure fazer exercícios físicos e dieta balanceada para preparar-se e ter um melhor rendimento.

Procure não estudar na véspera do concurso. Esta dica de professores é valiosa porque o estresse é um fator que pode atrapalhar seu desempenho. É interessante que você faça algo que goste e te traga prazer. Neste dia, é muito importante que você tenha uma boa noite de sono, indo para cama mais cedo que o de costume.

No outro dia, acorde cedo e vá com algumas horas de antecedência para o local da prova. Não se esqueça de levar comida e água para manter-se ativo durante o exame.

6ª etapa – divulgação e revisão dos resultados

No dia determinado, a lista de aprovados é publicada, baseada na ordem alfabética dos nomes dos candidatos e ordem decrescente de acertos.

Se o candidato achar que houve algum erro, ele pode apresentar um recurso pedindo a revisão do gabarito e, assim, da lista de aprovados. Então, a organizadora é obrigada a analisar o pedido e dar um retorno ao participante sobre o seu apontamento.

7ª etapa – homologação e nomeação

Terminada a etapa de revisão de pedidos, a organizadora publica o resultado final e esta lista de aprovados é homologada, reconhecida como verdadeira.

A lista é publicada no Diário Oficial e os aprovados são chamados para apresentar-se, levando seus documentos e comprovando as informações dadas por ele no momento da inscrição.

8ª etapa – Posse:

Depois que o aprovado consegue comprovar a sua situação, ele pode tomar posse do cargo em questão.

Ufa! Como eu disse no início, o concurso público é envolvido em um processo bem longo. E a preparação do candidato também deve ser de longo a médio prazo para obter um bom desempenho na prova e conquistar o seu objetivo.

Agora que você já sabe como ele funciona, hora de se organizar e começar a estudar. Saiba que estamos juntos para que você realize seu sonho. Sucesso e bons estudos!

 
Veja também
5 Apostilas de Português para Concursos com Exercícios e Gabarito
46 Apostilas de Informática em PDF para Baixar – Concursos Públicos
16 Cursos Grátis para se Preparar para Concursos Públicos
 

4Shares
   

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *