Enem: o que estudar para Matemática?

5Shares

 

O caderno de Matemática e suas Tecnologias é um dos 4 cadernos que compõe o Enem. A partir de 2017 é aplicado no segundo dia, junto com o caderno de Ciências da Natureza e é composto por 45 questões que abordam todo o conteúdo de matemática do ensino médio.

Há uma crença que a prova de matemática do Enem é tranquila e basta saber um pouco de regra de três para resolver a maioria das questões. Só que não é bem assim. O Enem cobra conhecimentos, leitura de problemas contextualizados, aplicação de conceitos e muito, mas muito cálculo.

 

Muito cálculo, mas nem só isso

Mais importante do que saber fazer contas é saber interpretar os problemas e aplicar os conhecimentos de forma mais prática.

Muitas questões, mas muitas mesmo, cobram interpretação de gráficos, tabelas ou extrair dados de um texto. Assim, é necessário tanto compreender o enunciado quanto os dados. Somente depois disso você conseguirá ir para os cálculos.

Os gráficos mais comuns que apareceram no Enem 2015, 2016 e 2017 foram os gráficos de barras, de setor (famoso gráfico de pizza) e segmento (gráfico de linhas).

 

Regra de Três

Ok, vamos confessar… esse é o básico do básico e sempre tem duas ou três questões que dá para resolver só com isso. Saiba regra de três e não zerarás em matemática.

 

Porcentagem

É muito comum questões que envolvam diretamente ou indiretamente a porcentagem em preços, taxas, indicadores de população, economia ou juros simples. Também é comum ao menos uma questão abordar porcentagem de porcentagem.

 

Razões e Proporções

A prova do Enem está recheada de questões que cobram razões e proporções entre grandezas. Em 2016, 4 questões abordavam diretamente razão entre grandezas e em 2017 foram 5. Portanto, revise isso e treine bastante para trabalhar com frações.

 

Triângulos e Trigonometria

O Enem ama triângulos. Quase todo ano cai alguma questão que pode ser resolvida com conhecimentos simples sobre condições de existência do triângulo ou de congruência e semelhança de triângulos.

As vezes cai alguma questão envolvendo seno, cosseno, tangente ou Teorema de Pitágoras. Vale a pena revisar.

 

Área de Figuras Planas

A geometria plana sempre tem espaço no Enem e não são poucas as questões sobre esse tema. Estude área de triângulos, retângulos e trapézios.

 

Volume de figuras geométricas

Cálculo de volumes em cubos, prismas, pirâmides, cones, esferas e cilindros são temas que sempre há duas ou três questões sobre. Portanto, vale a pena decorar as fórmulas para encontrar o volume de figuras geométricas.

 

Unidades de Medida e Conversão

Não é um assunto que cai de forma explicita, mas embutida em outras questões que envolvem cálculos de medidas ou volumes. A dica aqui é bem simples: saiba diferenciar unidades (centímetros, decímetros, metros, quilometros).
Saber lidar com medidas cúbicas também pode salvar uma ou duas questões.

 

Análise Combinatória e Probabilidade

Outro tema queridinho do Enem é a Análise Combinatória. Há tradicionalmente pelo menos duas ou três questões que envolvem formação de times, resultados de campeonatos, produção de uma fábrica, etc. Vale a pena revisar esses conceitos.

 

Juros Compostos

Apesar de poucos gostarem de estudar essa parte, é tradicional o Enem trazer pelo menos uma questão que aborda juros compostos.

 

Estratégias para o caderno de Matemática e suas Tecnologias

O caderno de Matemática é dado no segundo dia, junto com o caderno de Ciências da Natureza. São muitos cálculos para fazer em apenas 4 horas e 30 minutos.

O problema aqui é tempo. Se você demorar muito para resolver os enunciados, pode acabar com uma quantidade muito grande de questões sem fazer, e então vai ter que chutar bastante, o que compromete sua nota final.

Portanto, treine cálculo. Fazer as contas mais rapidamente vai te ajudar muito em ambos cadernos.

Além disso, as questões serão sempre contextualizadas em situações cotidianas ou de trabalho, ou seja, com os dados necessários para resolver a questão no próprio enunciado. Portanto, treine álgebra aplicada à prática.

Outra dica valiosa é prestar muita atenção aos gráficos, principalmente nos títulos dos eixos. Alguns candidatos erram questões simplesmente por confundir os eixos X e Y ao não prestar atenção em seus títulos.

Tradicionalmente o Enem cobra conhecer nomes de figuras geométricas. Saber seus nomes pode render uma questão praticamente de graça.

Ah, e por favor treine sua lógica. Alguns podem chamar de ‘pegadinha’, mas na prova de matemática ela tem lugar. Na edição de 2017, pelo menos 2 questões poderiam ser resolvidas através da pura lógica, sem conhecimento prévio algum. Portanto, faz diferença.

Para fechar, lembre-se que a prova de Matemática costuma ser bem mais fácil do que a de Ciências da Natureza. Com o tempo é possível responder a maioria das questões, mas tempo é tudo o que você não tem. Portanto, a dica mais valiosa para se preparar é treinar resolver cálculos de forma rápida e sem erros.

 

Veja também

Enem: o que estudar para Ciências da Natureza?

500 Questões de Matemática Resolvidas e Comentadas – Baixar PDF

30 Questões de Regra de Três com Gabarito para Download em PDF

182 Questões de Química com Gabarito Enem – Baixar em PDF

30 Apostilas de Biologia PDF para Baixar Vestibular e Enem

 

 

5Shares
   
   

Deixe um comentário