PUC-RJ Lança Curso Online de Química à Distância

10Shares

Por Erick Silva, jornalista

 

Que a Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro é uma das mais renomadas instituições de ensino, disso nós sabemos. E, é justamente devido ao valor da instituição que, vez ou outra, surgem ótimas oportunidades de cursos à distância, e o melhor, totalmente gratuitos por parte da faculdade.

     

Pra ampliar ainda mais o leque de possibilidades, a instituição disponibilizou, recentemente, conteúdos digitais bem interessantes cuja base é a Química, com desdobramentos para assuntos dos mais diversos, como as leis da termodinâmica, poluição atmosférica, e até mesmo na área de cosméticos.

Os objetivos do projeto são bem claros, e incluem apoiar a produção de conteúdos educacionais tanto para estudantes, quanto para docentes, incentivar produções nas áreas das ciências e tecnologias, contribuir na melhoria da formação docente e tornar disponíveis cada vez mais conteúdos metodológicos.

O melhor de tudo é que todo o conteúdo disponível nessa plataforma foi avaliado por especialistas e alunos, com base nos instrumentos disponibilizados através da Avaliação da Qualidade de Objetos de Aprendizagem, o que, com certeza, confere credibilidade ao conteúdo.
Além de conteúdo em áudio e vídeo, o espaço possui amplo material escrito em muitas áreas relacionadas ao assunto da Química.

O link para você poder acessar todo esse conteúdo é http://web.ccead.puc-rio.br/condigital/portal/index.html, bastando que você ative o flash para ter acesso irrestrito ao material

A plataforma ainda disponibiliza o link para um espaço chamado “Museu Virtual”, que possui curiosidades, descobertas, desafios, entre outros atrativos quanto ao assunto. Tudo de forma fácil de acessar e bem dinâmico na apresentação.

“Ah, mas, Química sempre foi uma matéria muito chata!”

Será mesmo?

Ou se trata de preconceito?

Será que você sabe por que esse é um assunto que merece destaque, seja para estudiosos do tema, seja para leigos de plantão?
Então, antes de julgar a pobre coitada da Química devido a algum trauma na escola (calma, calma, nota baixa não é demérito pra ninguém… Faz parte…), leia a seguir um pouco do panorama dessa matéria ao longo da nossa História.

Importância da Química na História e no dia a dia

Na verdade, a importância da química é, em linhas gerais, a importância da vida em si, pois, ela é um assunto que estuda a matéria (incluindo aí a matéria do nosso corpo e aquela que nos mantém vivos), e as suas propriedades.

Utilizar e modificar os materiais que estão no ambiente são recorrentes desde que o primeiro ser humano pisou na Terra (ou seja, “faz tempo”…).

E, a coisa é antiga, mesmo, pois foi ainda no século XIII que o astrônomo muçulmano Jabir ibn Hayyan foi um dos primeiros a usar métodos apenas e tão somente científicos para estudar os materiais.

A Química foi então evoluindo, passando por momentos um tanto obscuros na Idade Média, indo para a Alquimia (com a famosa lenda da Pedra Filosofal, sacaram, fãs de Harry Potter?).

E, é aí que chegamos aos dias atuais, onde essa ciência é utilizada nos mais diversos ramos, da agropecuária à indústria farmacêutica.
Isso tudo se confunde bastante com o nosso cotidiano atual, visto que nos alimentos e nos medicamos, basicamente, por causa da Química e dos seus desdobramentos.

Mas, não só.

Experiências no ramo estão sempre em curso para aprimorarem a qualidade de vida das pessoas, o que se reflete diretamente na saúde, e (por que não?) numa maior expectativa de vida (até 2050, só no Brasil, a quantidade de idosos irá triplicar!).

Ou seja, quando uma instituição como a PUC oferece cursos online especificamente na área de Química, é dada a importância dessa matéria, não só na história, como na prática de nossas vidas. É uma matéria, enfim, bem interessante de ser esmiuçada por qualquer um.

 

10Shares
   

Deixe um comentário