Saiba como Fazer uma Redação Nota 1000 no Enem

5Shares

Por Erick Silva, jornalista

 

O ENEM virou, sem dúvida, o exame de ensino mais importante do Brasil. Mesmo com falhas, e ainda precisando de alguns ajustes, ele tem sido uma mão na roda para quem deseja entrar numa universidade sem depender única e exclusivamente do temido vestibular.

     

E, uma das partes de suas provas que podemos dizer que é o “calcanhar de Aquiles” da galera, é, com certeza, a famigerada redação. Às vezes, por um mínimo, detalhe, algo bobo mesmo, você pode perder pontos numa redação, e prejudicar a sua nota final.

Mas, você sabe como fazer uma redação nota 10? Se não, continue conosco, que vamos dar umas dicas bem úteis para você se sair bem nessa parte do exame, e carimbar o seu passaporte para a universidade dos seus sonhos.

Vamos nessa!

Mantenha-se (sempre!) atualizado

Essa dica pode parecer um tanto óbvia, mas, justamente por ser muito óbvia, muitos se esquecem dela. E, quando se fala em se manter atualizado, é se manter atualizado através de todos os meios possíveis (jornais, telejornais, revistas de diversas periodicidades, portais de Internet de notícias e curiosidades, e por aí vai).

Notícias relevantes e temas atuais precisam estar na ponta da sua língua, não precisando, necessariamente, você ser um “expert”, mas, saber, ao menos, o básico, e desenvolver em cima desse básico.

Um dos pontos mais importantes numa redação, por sinal, é a proposta de intervenção, que se trata das soluções oferecidas ao problema proposto. Parece complicado, mas, não é. Se o seu nível de atualidades estiver em dia, você saberá como chegar a uma conclusão clara e eficiente para o seu texto.

 

Curso de Redação do Enem para Alcançar a Nota 1000

 

Diversifique nos conectivos

Conectar partes do texto com diferentes palavras pode dar fluidez e leveza ao seu texto, tornando ele mais agradável de ser lido. Além disso, conectivos como conjunções e preposições, usados de maneira correta, dão coesão ao seu texto, um aspecto que pode tirar ou colocar pontos na sua redação.

Portanto, estude muito as conjunções e as preposições, e tente usá-las não somente da maneira certa, mas, também diversificando os diferentes conectivos que cada um desse conjunto de palavras possui.

Leia redações anteriores que tiraram nota 1000

É que nem estudar para concursos públicos, onde você pega provas anteriores para se basear no que vai estudar. Neste caso aqui, pegar redações que tiraram nota máxima no ENEM, faz com que você perceba certos “padrões” em um bom texto.

Obviamente que você não vai copiar uma redação interira para o seu texto (até mesmo porque, os temas são diferentes). Mas, lendo com frequência essas redações, dá pra notar o que é um bom texto e o que não é.

Mantenha-se fiel ao tema da redação, custe o que custar

Quando se está empolgando, fazendo um texto, e, principalmente, sobre um assunto que domina, é comum você, no meio do caminho, fugir do tema. E, aí começa a escrever sobre outro assunto, começa a “viajar” demais nas ideias, enfim.

Se um assunto foi escolhido pela banca, ele precisa ser seguido à risca. Nada de começar a escrever sobre bitcoins, por exemplo, quando o assunto for saúde pública, digamos.

E, é justamente por isso que é tão importante que a sua noção de notícias esteja bem atualizada, pois, quanto mais você dominar um tema, mais você vai se ater a ele, sem “fugir para outros lugares”.

Siga a norma culta da língua portuguesa

Por fim, por mais que essa dica seja bem clara, é importante sempre salientar a necessidade dela. As regras gramaticais são essenciais para o sucesso do seu texto. E, não é preciso nem dizer que gírias, piadas e posicionamentos ideológicos radicais devem ser evitados, não é mesmo?

 

Esperamos que essas dicas tenham sido úteis pra vocês.

Ah, e claro, boa prova!

 

Veja também

80 Redações Nota 1000 do Enem + Manual de Redação em PDF

Preparando-se para uma Redação Nota 1000 no Enem 2018

 

5Shares
   

Deixe um comentário