5 Aplicativos para turbinar sua rotina de estudos para Concursos Públicos

Gostou? Ajude o Blog compartilhando esse artigo.

 

Você consegue imaginar a sua vida sem um celular smartphone? Atualmente, a vida cotidiana é tão corrida que utilizamos seus aplicativos para fazermos diversas tarefas como mandar mensagens, pagar contas e ver e-mails.

Porém, ele também é a primeira coisa que pegamos nas mãos para passar momentos ociosos, seja para utilizar as redes sociais, assistir vídeos no Youtube ou tirar fotos.

E você já pensou em utilizá-lo para estudar para concursos? Se você dar uma rápida pesquisada na loja de sistema poderá constatar a disponibilidade de diversos aplicativos especiais para os concurseiros. Eles possuem videoaulas, questões e alertas de novidades para você conseguir também usufruir do smartphone como meio de estudo.

Porém, hoje, o nosso foco não será eles. Nesta publicação, vamos trazer algumas dicas de aplicativos comuns para você utilizar na sua rotina de estudos.

 

Trello

Este aplicativo é direcionado para pessoas que, como eu, têm sérios problemas com organização.

O Trello é um aplicativo (que também tem uma versão para web) que funciona como um calendário, mas também como uma lista de tarefas. Ele é incrível porque você pode criar um quadro temático, por exemplo para estudos, e categorizar as tarefas-cartões em três listas: “tarefas”, “fazendo” e “já fiz”.

Assim você consegue controlar o seu rendimento. Não é incrível?

Disponível para sistemas Android e Iphone.

 

Anki

O Anki é um dos meus aplicativos favoritos. Ele funciona como um flashcard, em que você registra informações importantes e testa a sua memorização delas.

Nele você pode criar um grupo para cada disciplina e adicionar informações, geralmente palavras chaves e sínteses. Você pode classificar a sua memorização de uma informação em “novamente”, “bom” ou “fácil”. Assim, o aplicativo irá repetir aquela informação em 1 minuto, 10 minutos ou 4 dias, respectivamente.

O Anki está disponível para Android e Iphone e também possui uma versão web.

 

GoConqr

Este aplicativo é incrível para você que utiliza os meios digitais para gerenciar tudo o que pode.

Assim como o Anki, ele é um ótimo recurso para você memorizar as informações adquiridas na rotina de estudos. Nele é possível criar flashcards como também os mapas mentais, poupando o tempo que você o faria manualmente.

Ele também está disponível para android e Iphone.

 

Google Drive ou Dropbox

Todo mundo possui uma conta no Google Drive ou no Dropbox para compartilhar arquivos ou guardá-los, sem correr o risco de perder nada que seja importante.

Uma dica é armazenar os seus materiais de estudo para concurso nestas plataformas. Isto porque auxilia em muito se você quiser ter acesso a eles a qualquer momento, como para retomar uma leitura.

A vantagem de tê-los em nuvem é que ao mesmo tempo você não precisará se preocupar com a quantidade de memória disponível no seu celular.

 

Evernote ou bloco de notas padrão

Surgiu uma dúvida de algo enquanto está no transporte público e precisa anotá-la em algum lugar para não esquecer? Ou ainda, ao ler um texto ou assistir às vídeos-aula você quer fazer anotações importantes, mas de uma maneira digital?

Para estes problemas nós temos a solução: o uso do Evernote ou de um bloco de notas disponível em seu smartphone. Estes aplicativos são ideais para esta tarefa.

A vantagem do Evernote é que ele também permite que você inclua vários formatos de anotações, como escritas digitalmente e a mão, áudios e imagens, como também é pesquisável. Ele está disponível em android e iphone.

 

Ressalvas

Espero que você tenha gostado dos aplicativos recomendados para turbinar sua rotina de estudos. Porém, tenho duas ressalvas a fazer:

1ª: Os aplicativos não substituem os métodos tradicionais de estudo: ou seja, nada de trocar apostilas (impressas ou digitais) e videoaulas somente por estes recursos. Lembre-se que aquelas são a fonte original de conhecimento e que você pode utilizar os aplicativos como um complemento ou reforço do que já vem estudando.

2ª: E ao começar a estudar conteúdo a partir das fontes tradicionais, você precisa desligar o celular para se concentrar melhor. É muito importante que você saiba equilibrar o uso de um ou outro material e, cá para nós, sabemos como o smartphone é uma tentação para nos distrair.

Até temos um aplicativo para te ajudar nesta hora: o Offtime. Com ele você poderá determinar um tempo de bloqueio de aplicativos no seu celular para não ser incomodado.
Use tudo ao seu favor. Bons estudos!

 

Gostou? Ajude o Blog compartilhando esse artigo.